O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, representou a associação, em nome do presidente Paulo Tonet Camargo, durante sessão solene no Congresso Nacional realizada em comemoração aos 70 anos da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). A sessão contou com a presença de parlamentares, autoridades públicas, da diretoria da ABAP Nacional e representantes e lideranças do setor da comunicação brasileira e foi conduzida pelo deputado Kim Kataguiri (Democratas-SP).

Em seu discurso no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, Cristiano Flores ressaltou o compromisso da ABAP com o crescimento sustentável do mercado da publicidade, importante indutor do desenvolvimento do país. “A publicidade é um vetor essencial para o livre mercado, para concorrência leal, gerador de renda e de milhares de emprego. E o mais importante: ao viabilizar o negócio mídia, promove o entretenimento, o esporte e o jornalismo, vitais para garantia de uma sociedade plural e bem informada”.
Cristiano Flores ainda destacou que “se engana quem pensa que a missão institucional da ABAP é singela”, ainda mais diante dos desafios enfrentados pelo setor. “Ataques à publicidade responsável são recorrentes. Nunca foram tão sofisticados, plurais e difusos. Além do tradicional enfrentamento aos discursos ideologizados que pretendem banir, como se isso fosse constitucionalmente possível, determinados tipos de publicidade, como é o caso de produtos e serviços voltados ao público infantil, discute-se também temas que envolvem grandes conglomerados de tecnologia. Muito embora sejam remunerados por anúncios publicitários, tais quais verdadeiras empresas de mídia, esses grupos transnacionais relutam de forma sistemática em se submeter às regras de ética e compliance que regem nosso mercado”, acrescentou.

ABAP
Criada em 1949, a ABAP defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. A associação está presente em 13 estados do país e é a maior organização do setor na América Latina.

Dentre as realizações da entidade estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), do Instituto Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC).
Além disso, a ABAP inspirou a lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A entidade também contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.

 

Create Account



Log In Your Account