O desligamento do sinal analógico de TV nas cidades cearenses de Juazeiro e Sobral começa nesta terça-feira (28) e, de forma escalonada, vai até o dia 31 de outubro.

A decisão do Gired (grupo responsável pela coordenação da implantação da TV digital no Brasil) foi anunciada em São Paulo (SP), após pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda-feira (27). De acordo com o levantamento, as duas cidades não atingiram o mínimo de 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital de televisão terrestre e aberta, como previsto na Portaria 378/2016 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Juazeiro atingiu 86% de domicílios aptos e Sobral, 84%.

Para o presidente da Seja Digital, entidade responsável pela digitalização da TV no Brasil, Antônio Martelletto, o prazo de mais de sessenta dias será suficiente para que os moradores das duas cidades se preparem e o índice de 90% seja atingido “Quando desligamos de forma escalonada, a população geralmente começa a correr para se digitalizar com o medo de ficar sem TV aberta. Por isso, tenho certeza que vamos conseguir os 90%”, disse.

Além de Juazeiro e Sobral, Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS) terão o sinal analógico desligado no dia 31 de outubro.

Até o momento, de acordo com Martelletto, 100 milhões de pessoas já recebem exclusivamente o sinal digital de TV. “O nosso cronograma está sendo cumprido de forma rigorosa. Até o final do ano, 128 milhões brasileiros terão o sinal digital de forma exclusiva”, concluiu ele.

Create Account



Log In Your Account