O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, Ouvidor Eleitoral, que teve importante participação no recente webinar promovido pela ACERT encaminhou correspondência para a presidente da entidade, Carmen Lúcia Dummar Azulai, solicitando apoio das emissoras cearenses no sentido de divulgarem uma ferramenta inovadora do TRE.

 

Através do aplicativo Comunicação Pública, segundo informação transmitida pelo próprio desembargador possibilita o contato direto do eleitor com a ouvidoria ou com sua zona eleitoral.

 

Esta ferramenta, segundo fontes do órgão eleitoral, será de fundamental importância para a sociedade e também para os profissionais da Imprensa.

 

View this post on Instagram

Ouvidoria do TRE CE utiliza Canais de Comunicação Pública para propiciar notícias oficiais em todas as Zonas Eleitorais do Ceará: A Ouvidoria do TRE CE traz uma inovação nacional que em muito vai colaborar com o pleito eleitoral em nosso estado. A plataforma utilizada é o App Comunicação Pública, primeira ferramenta nacional que atende às diretrizes da Lei 13.460, sancionada no dia 26 de junho de 2017 no Diário Oficial da União, e que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. Dentre as diretrizes a serem observadas pelos agentes públicos, a lei prevê, em seu art. 5º, inciso XIII, a “aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao usuário e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações”. A modalidade de Canais a serem utilizados pela Ouvidoria do TRE CE é o denominado "one way", ou seja, mão única, onde não há interação entre os participantes do Canal, estes recebem as notificações nos Canais que participam, isso de forma instantânea e sob a forma de push direto. A iniciativa visa combater as fake news que podem ser produzidas pelas diversas redes sociais existentes. Ante a essa preocupação, a Ouvidoria do TRE CE vai repassar suas orientações em um Canal Oficial dispersando assim dúvidas e conflitos causados por notícias diversas, seja encaminhando as orientações oficiais para todas as Zonas Eleitorais ou para a específica que necessite de uma recomendação urgente. Cada Zona Eleitoral possui suas peculiaridades, e a Ouvidoria pretende também disponibilizar para que os Juizes Eleitorais possam integrar os Canais como administradores, podendo estes gerarem notícias oficiais na sua respectiva região, publicando links, portarias, avisos, enfim, todas as informações necessárias e oficiais do processo eletivo, comunicando em massa, gerando confiabilidade da informação oficial e indispensável nesse momento de pandemia, orientações no período pré-eleitoral, durante e após. Tudo é totalmente gratuito, tanto para as instituições que aderem à plataforma como para os usuários, nao gerando nenhuma despesa.

A post shared by Ouvidoria do TRE/CE (@ouvidoria_tre_ce) on

 

 

Create Account



Log In Your Account