GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE – GILSON MOREIRA

 

 

GILSON MOREIRA

Cearense do Icó, onde nasceu em 25/04/1952, realizou seus estudos de2º Grau em Fortaleza e cursou a Faculdade de Engenharia Eletrônica em Campina Grande – PB, concluído em 1974. Pai de Francisco Morais Moreira Neto e Naíta Ponte Costa Moreira, que lhe deram três netos: Lara, Camilo e Maria Rita.

Iniciou sua vida profissional no grupo Telebras  na Telebahia, em Salvador, sendo o responsável pela implantação do sistema de Micro-ondas, Salvador – Feira de Santana – Paulo Afonso. Ainda pela Telebras veio para o Ceará para assumir a chefia da Divisão de Aceitação de Serviços na Teleceará.

Foi  professor universitário e participou ao lado de Ariosto Holanda da criação do departamento de Engenharia Elétrica da UNIFOR, onde foi professor das primeiras turmas.

No governo Virgílio Távora foi convidado para dirigir a Divisão de Estudos e Projetos  na empresa pública ECETEL – Empresa Cearense de Radiodifusão.

A partir de então,  Gilson Moreira iniciou a sua caminhada na Radiodifusão, sendo o engenheiro projetista de 240 estações retransmissoras de televisão, dois canais por município, em todo o estado do Ceará, primeira rede de retransmissão de TV do Estado do Ceará.

Simultaneamente, cadastrado no Ministério das Comunicações, Anatel e Crea, tornou-se projetista de radiodifusão em todas as suas modalidades : rádios AM e FM , TV Analógica e Digital, no Ceará e Piauí e alguns projetos em outros estados.

Elaborou os estudos e projetos técnicos de retransmissão da TV Verdes Mares , implantação inicial do sistema da segunda rede de retransmissão de TV do Ceará, estudos e projetos técnicos de retransmissão da TV Cidade e retransmissão da TV Jangadeiro.

Desde 1982, vem elaborando projetos técnicos das emissoras de radiodifusão em ondas médias e frequência modulada, além do acompanhamento junto à Anatel e Ministério das Comunicações dos processos de regularização.

Em 2007 assumiu a função de Engenheiro Eletrônico responsável pela TV Assembleia  e Rádio FM Assembleia, onde permanece até os dias atuais. Em 2008, no segundo mandato do presidente Edilmar Norões, da Acert , assumiu a Assessoria Técnica da entidade, permanecendo até hoje.

A nível nacional, Gilson Moreira, pertence à Associação Técnica da Radiodifusão Brasileira, ATRB, onde em 2021, foi eleito Diretor da Região Nordeste e reeleito , em 2023.