GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE – BLANCHARD GIRÃO

 

 

BLANCHARD GIRÃO

 

José Blanchard Girão Ribeiro, o saudoso Blanchard Girão, foi um dos jornalistas mais respeitados de toda a história da comunicação no Ceará, com atuação em jornais, emissoras de rádio e de televisão. Nasceu em Acaraú, Ceará, no dia 22 de outubro de 1929, vindo para Fortaleza aos dois anos de idade.

Jornalista, formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Bacharel em Letras Neolatinas pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, aos 14 anos ingressou no jornalismo como revisor do jornal Gazeta de Notícias, tendo atuado nos principais órgãos da imprensa cearense. No jornal O Povo ele trabalhou em dois períodos; de 1945 a 1948 e de 1973 a 1986, dirigindo também o jornal O Norte, de Parnaíba, Piauí.

Suas atividades no rádio foram múltiplas. Foi produtor de programas e editorialista da Ceará Rádio Clube e da Rádio Dragão do Mar e produtor da Rádio Iracema de Fortaleza. Foi quem sugeriu ao jornalista/radialista Joseoly Moreira a produção do programa Bola de Meia, que fez sucesso durante 28 anos nas emissoras Verdes Mares, Uirapuru, Dragão, Assunção e Tupy do Rio de Janeiro.

Na televisão foi produtor na TV Ceará, primeira emissora do Estado e presidente da TV Educativa.

Respeitado e acreditado pelos leitores, ouvintes e pelo público em geral, Blachard foi eleito deputado estadual, com brilhante atuação na Assembleia Legislativa do Ceará em 1962, tendo seu mandato cassado em 1964.

Exerceu os cargos de Assessor de Imprensa da Fazenda do Estado, Secretario de Cultura, Desporto e Turismo do Estado, Assessor Especial do Governo do Ceará, Membro do Conselho Estadual de Educação para Empresas e do Conselho Superior da Escola de Saúde Pública do Estado.

Blanchard publicou diversos livros, com destaque para “Só as Armas Calaram a Dragão”, “Doutor Valdemar – O Médico, o Político”, “O Céu é muito alto”, “O Liceu e o Bonde”, “Passageiros do Ontem e do Sempre” e “Mucuripe de Pinzón ao Padre Nilson”.