EDILMAR NORÕES
José Edilmar Norões Coelho, o saudoso Edilmar Norões, nasceu em Barbalha no dia 11 de agosto de 1935. Foi radialista, jornalista, acadêmico e advogado, sendo reconhecido como o “Príncipe da Imprensa do Ceará”.
Começou sua carreira como locutor na Rádio Araripe, do Crato, em 1955, mudando-se dois anos depois para Fortaleza com o objetivo de cursar a faculdade de Direito. Ingressou na Rádio Verdes Mares e jornal Tribuna do Ceará, participando ativamente da implantação da TV Verdes Mares.
Foi colunista político do jornal Diário do Nordeste, desde sua fundação, em 1981; diretor da TV Diário, Diretor Geral de Programação das rádios FM 93 e Verdes Mares e da TV Verdes Mares, Conselheiro Nacional da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), entidade que presidiu por vários anos. Integrou a Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Iate Clube de Fortaleza.
Edilmar foi casado com Lucila Maria Studart Coelho, com quem teve seis filhos, entre eles o jornalista esportivo Paulo César Norões, que também exerceu a presidência da ACERT.
Recebeu inúmeras homenagens, como a concedida pela OAB- CE com uma placa comemorativa e um quadro com a ampliação de sua inscrição na Ordem, em 1972, simbolizando sua trajetória de conquistas profissionais.
Foi agraciado com a Medalha de Mérito Legislativo, concedida pelos parlamentares cearenses a pessoas que promovem a cidadania e fortalecem a democracia. Recebeu o Troféu Imprensa José de Alencar, concedido pela Câmara dos Diretores Lojistas.
Foi homenageado com o título de cidadão conferido pelas câmaras municipais de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte e Sobral, todas no estado do Ceará.
Edilmar faleceu em 20 de outubro de 2015.