GUAJARÁ CIALDINI
José Guajará Gomes de Almeida, o saudoso Guajará Cialdini, nasceu em Sobral em 26 de março de 1941. Ainda jovem, ressaltando sua capacidade incrível de comunicar-se, Guajará iniciou cedo sua caminhada pelas emissoras de rádio sobralenses, fazendo sucesso onde atuava divulgando o linguajar sertanejo e os jargões pronunciados nos sertões.
Desfilando seu conhecimento relacionado com a vida sertaneja, Guajará iniciou seu sucesso radiofônico na Rádio Tupinambá sobralense, multiplicando audiência com o seu programa “Varandão da Fazenda”. Posteriormente, transferiu essa audiência para a Rádio Educadora também de Sobral, apresentando “Guajará no Varandão”.
Com o sucesso cada vez maior, Sobral e a região norte já estavam pequenos para usufruir os elevados índices de audiência dos programas do Guajará e ele transferiu-se para Fortaleza, onde o sucesso lhe acompanhou, com os ouvintes deliciando-se na audiência das apresentações onde ele fazia desfilar os fatos e as coisas do sertão.
Apaixonado pela música, Guajará participou de um conjunto (hoje banda) desempenhando a função de baterista. Enveredou no terreno das composições, produzindo em parceria com o cantor Messias Holanda, várias gravações que fizeram sucesso, destacando-se “Coma Ovo”, “Mulher não paga”, “Olha o tamanho da bichona” e “Menina da Mala”.
Nosso focalizado foi bancário atuando no extinto Banco da Bahia, em Sobral, e ainda no também extinto Banco Nacional da Habitação – BNH, em Fortaleza. Até seus últimos dias entre nós era líder de audiência no seu programa apresentado pela Rádio Assunção.
(Forró da Casa Grande)