GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE – LÚCIO BRASILEIRO

 

 

 

LÚCIO BRASILEIRO

 

Francisco Newton Quezado Cavalcante, o conceituado jornalista e radialista Lúcio Brasileiro, nasceu no dia 06 de abril de 1939 na cidade de Autora, distante 470 quilômetros de Fortaleza.

Apaixonado pela comunicação, iniciou suas atividades na imprensa aos 16 anos, em 1955, no jornal Gazeta de Noticias, na capital cearense, trabalhando posteriormente nos jornais Correio do Ceará (pertencente aos Diários Associados), O Jornal (dos empresários  Bonaparte e Salomão Maia) e O Povo, onde hoje é o responsável pela importante coluna que leva seu nome.

Na radiofonia Lúcio foi apresentador de programas nas emissoras Uirapuru, Ceará Rádio Clube, Iracema, Verdes Mares e Calipso FM, sendo hoje responsável pela apresentação de programa na Rádio O Povo CBN. Na televisão apresentou seu programa na TV Uirapuru, TV Jangadeiro e TV Educativa.

Lúcio mantém coluna diária no jornal O Povo, sendo considerado o jornalista mais antigo do mundo a manter uma participação diária na imprensa.

Abraçando a atividade de escritor, publicou cinco livros e mereceu diversas homenagens em reconhecimento ao papel desempenhado na Imprensa (jornal, rádio e televisão), inclusive sendo a agraciado pelo Governo do Estado do Ceará com a “Medalha da Abolição”, concedida pelo então governador Cid Gomes.