Pesquisa destaca credibilidade do rádio e da TV aberta

Os veículos tradicionais de imprensa continuam sendo os mais confiáveis para os brasileiros, mesmo com o alto consumo de redes sociais, segundo a pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela Ponto Map e V-Tracker.

Diante do excesso de informações disponíveis, o público tem recorrido ao jornalismo profissional, que se responsabiliza pelo conteúdo e zela por sua reputação.

Entre os meios analisados, o rádio lidera em credibilidade (81%) e a TV aberta, que

equilibra bem acesso e confiança, apresenta 69% de credibilidade e 65% de frequência de acesso, mantendo-se relevante mesmo diante da concorrência digital. A TV fechada (75%) e a mídia impressa (68%) também são consideradas meios confiáveis. Para Marilia Stabile, fundadora e presidente do conselho da Ponto Map, o rádio se destaca por sua tradição e praticidade. “Trata-se do veículo mais democrático de todos, pois chega a qualquer lugar do país e pode ser ouvido enquanto se executa outras atividades”, afirma.

A entrevistar mais de 2.000 pessoas em todo o Brasil, a pesquisa revelou ainda que fatores como o uso de fontes confiáveis (51%), apresentação clara de dados (35%) e qualidade do conteúdo (32%) são essenciais para a credibilidade da mídia. Já os títulos sensacionalistas (36%) e a falta de fontes (44%) geram desconfiança. Esse cenário tem levado o público a recorrer cada vez mais aos veículos tradicionais para verificar informações e evitar fake news.